top of page
unmarboasiokey

Em que diferem demonstrar e argumentar: conceitos e exemplos



"Pelo princípio da dialeticidade, cabe ao recorrente impugnar as razões lançadas na decisão atacada, buscando demonstrar a existência de erro in procedendo ou in judicando, a merecer a declaração de nulidade da decisão ou novo julgamento da causa. Inteligência do art. 1.010, inciso III, CPC e Súmula 182/STJ. 2. Optando a parte por deduzir fato ou considerações totalmente divorciados dos fundamentos da decisão vergastada, resta malferido o princípio da dialeticidade e, consequentemente, falece o recurso da respectiva adequação ou regularidade formal."




em que diferem demonstrar e argumentar



"Em observância ao princípio da dialeticidade, previsto no art. 1010, incisos II e III, do CPC, a apelação deverá conter os fundamentos de fato e de direito pelos quais a parte entende que a decisão impugnada deverá ser reformada. Assim, é atribuição da parte recorrente demonstrar os motivos do alegado desacerto da decisão recorrida, pois, ao contrário, não poderá haver o conhecimento do recurso. A apelação que deduz razões fáticas e jurídicas não associadas à matéria decidida na sentença recorrida não está submetida ao princípio da dialeticidade e, por isso, não pode ser conhecida." (Acórdão 1109326, unânime, Relator: ALVARO CIARLINI, 3ª Turma Cível, data de julgamento: 4/7/2018)


Os argumentos das cinco vias que demonstram a existência de Deus, os quais foram elaborados por Santo Tomás de Aquino, não tinham a intenção de provar que Deus existe, pois, segundo ele, isto é impossível, por se tratar de um artigo de fé. Porém, é possível demonstrar de modo a posteriori que Deus existe, ou seja, através das coisas empíricas e sensíveis, fazendo uma retomada à metafísica de Aristóteles, contudo, aplicando novos conceitos num sentido cristão. Vale ressaltar aqui, que Tomás não concordava com o argumento de Santo Anselmo, que ao contrário do Doutor Angélico, afirmava que podia-se provar a existência de Deus de modo a priori. Sendo assim, Tomás nos mostra que empiricamente é possível demonstrar que Deus existe.


Se me permite, gostaria de tentar argumentar e esclarecer a sua dúvida em relação a existência de Deus e o porquê ele não proteja e alivia a humanidade do sofrimento, sejam ele quais for, violência, fome, misérias e morte. Pois bem, a mente humana não será capaz de obter uma resposta, de entender os planos e as intenções de Deus, somos limitados pela carne, e a nossa visão é puramente carnal, Deus não nos criou como fantoches, brinquedos, ele nos criou como filhos, pensantes, com capacidades e com a liberdade de podermos pensar e escolher! Isso já poderia ser o suficiente para responder a sua pergunta, temos a liberdade de fazermos, de sermos, de escolhermos o que quer que seja diante o tempo de vida que foi nos dado aqui na terra. Ele é tão correto quanto ao equilíbrio e a harmonia da existência de vida na terra e no universo, é tudo tão imensamente perfeito. A opção de escolher o caminho dele, o amor, será individual e ele nos deu o tempo de vida ou de morte, para que possamos compreender a magia dele através da fé, ele n quer o amor, ou a escolha de seguir ao teu reino por interesses, se tivéssemos a certeza absoluta e palpável da existência de Deus, faríamos o certo para alcançar os propositos de Deus. Deus é um mistério, profundo, profundo e bem profundo! É só pela fé, antes da luz a escuridão já está instalada, Deus está trabalhando no nosso espírito através da limitação da carne. Ele sabe que somos instantes, portanto sabe que nenhum sofrimento é eterno. Tão pouco da valor a matéria e a Morte.


Essa é apenas uma primeira aproximação porque normalmente supomos que quem fala tretas sabe o que está fazendo, ao passo que, como foi apontado, muitos pseudocientistas estão ao que parece genuinamente buscando a verdade. Contudo, é possível que alguém involuntariamente incorra em treta, e a pseudociência é frequentemente semelhante a isso. Ainda que a representação de primeira ordem que um pseudocientista faz de si próprio seja a de alguém que sinceramente busca a verdade, pode-se argumentar que, num sentido mais profundo, ele não se importa realmente com a verdade porque não dá atenção às evidências. Uma certa quantidade de autoengano por parte de seus defensores explica como a pseudociência está frequentemente desconectada de uma busca pela verdade, mesmo quando os seus adeptos pensam o contrário. Isso é importante porque significa que o que faz uma atividade estar conectada à verdade ou não depende de mais do que as intenções individuais dos seus praticantes. Retornaremos a isso.


Em todo caso, Popper sabia que a falsificabilidade do produto não é suficiente para distinguir a ciência da pseudociência, pois ele caracteriza a pseudociência tanto em termos dos seus produtores como dos seus produtos. Apesar de argumentar que as teorias psicanalíticas são infalsificáveis, aceita que as teorias marxistas fazem previsões sobre fenômenos, mas insiste que o marxismo é uma pseudociência porque os marxistas vivem modificando o produto para torná-lo compatível com os novos dados e se recusam a aceitar a falsificação dos seus principais compromissos. No entanto, Popper foi muitíssimo criticado por fazer exigências desarrazoadas aos produtores do conhecimento científico, exigências essas que não são satisfeitas na história da ciência. Os cientistas individuais podem muito bem teimosamente se apegar às suas teorias e continuarem a responder ao fracasso com modificações de componentes periféricos, trabalhando duro para encaixar os fatos nos seus quadros de referência. Isso é necessário porque as teorias requerem grandes esforços e a exploração de vários becos sem saída, e a persistência e o comprometimento são necessários.


Quem busca um emprego CLT pode ver-se obrigado não apenas a desenvolver um CV cheio de competências e formações que o destacam, mas também a argumentar sobre por que sua contratação é uma boa ideia.


Se o seu perfil não consegue demonstrar suas qualificações ou se você não tem nenhuma informação publicada na internet, pode ser visto com suspeição. É isso que informam os recrutadores que participaram da pesquisa do CareerBuilder.


Os portfólios são uma chance para mostrar como você aplica as suas competências no dia a dia. Longe de serem um canal apenas para mostrar resultados, eles são uma oportunidade de demonstrar o processo de criação de um projeto como um todo.


Argumentação de vendas são as abordagens usadas pelos vendedores para demonstrar de forma lógica como as soluções de sua empresa podem ajudar seu prospecte a resolver problemas e atingir os resultados que deseja em seu negócio.


É importante evidenciar que praticar a escuta ativa não quer dizer que o ouvinte deve receber inúmeras informações passivamente, mas sim, que ele deve demonstrar interesse genuíno pela fala do interlocutor e assim, estabelecer um vínculo com o mesmo.


Uma forma de sabermos e demonstrarmos que realmente estamos ouvindo e prestando atenção no que nos está sendo dito é perguntando. Assim, quando estiver em um diálogo faça perguntas para se certificar e certificar a outra pessoa de que a mensagem foi realmente e verdadeiramente assimilada corretamente, bem como para ter mais informações acerca do assunto.


Nesta seção você vai interpretar os dados, a fim de testar sua hipótese, levantada previamente durante o trabalho. Lembrando que os dois pontos mais importantes são: Primeiro é demonstrar como você chegou nos seus resultados, utilizando artigos ou livros para deixar fortemente embasado. Segundo é realizar a comparação dos seus dados com publicações recentes, para conseguir identificar se houve um processo de desenvolvimento do tema estudado.


Alguém poderia argumentar que um disco plano também é capaz de produzir uma sombra redonda. Sim, é verdade, mas apenas em um determinado ângulo de iluminação: quando está perpendicular aos raios do Sol. Mas, neste caso, o Sol teria de estar posicionado abaixo do disco plano, e os terraplanistas alegam que o Sol sempre paira acima dele, brilhando como um holofote.


É fato: não existem planetas planos no Sistema Solar. Você pode pegar um telescópio e observar Vênus, Marte, Júpiter ou Saturno. Esses planetas diferem muito em suas propriedades físicas, mas todos eles são esféricos. Por que a Terra seria TÃO fisicamente diferente de todos os outros planetas do Sistema Solar? Esse argumento pode não convencer um terraplanista devoto, mas vale a pena refletir nisso de qualquer maneira.


3ª Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.


(5) Quando ocorrer, então, a hipótese do parágrafo 2º do art. 98 do Novo CPC, as obrigações decorrentes da sua sucumbência e pelas quais possui responsabilidade ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade. Dessa maneira, somente podem ser executadas e, nos 5 anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, se o credor demonstrar que deixou de existir e situação de insuficiência de recurso. Isto é, a situação que justificava a concessão da gratuidade da justiça.


5o Na hipótese do 4o, o recurso que verse exclusivamente sobre valor de honorários de sucumbência fixados em favor do advogado de beneficiário estará sujeito a preparo, salvo se o próprio advogado demonstrar que tem direito à gratuidade.


Discordo, pois toda palavra surge a partir de um conceito, e a existência de um conceito indefinível é uma contradição em termos. E essa realidade não permite contradições. A única maneira de argumentar assim (em defesa da indefinição do termo), seria demonstrar que o amor não é um conceito, e sim um anticonceito. 2ff7e9595c


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page